Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
PESQUISA DE OPINIÃO: MÉTODO E FUNÇÃO ( ARV12970 )
Unidade:
Departamento de Arquivologia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Geral: 2.1 Desenvolver estudos a cerca de pesquisa de opinião no sentido de observar as limitações e a possível influencia das técnicas de sondagem nas tomadas de decisão administrativa;2.2 Analisar alguns estudos de casos institucionais (atendimento ao público, avaliações quantitativas e qualitativas entre outros);2.3 Analisar aplicabilidade de questionários conforme a metodologia de perguntas diretivas e não diretivas;2.4 Análise de conteúdo das pesquisas que são vinculadas na mídia. Específico: 2.5 Promover o conhecimento e o debate teórico sobre pesquisa de opinião/mídia/público; 2.6 Estudar as aplicabilidades de questionários e tipos de pesquisa;2.7 Estudar o planejamento e aplicabilidade de pesquisa no contexto de gestão; 2.8 Desenvolver um estudo prático de pesquisa de opinião.

Ementa
Introdução aos conceitos de pesquisa de opinião pública, a formação do público, técnicas de pesquisa de opinião pública. A Comunicação e seu papel na formação da opinião pública, instrumentos de pesquisa, institutos de pesquisa. 

Bibliografia
AAKER, David, e outros. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2001. BREEN, George E., BLANKENSHIP, AlbertB. Pesquisa de mercado. São Paulo: Makron Books, 1993. BOURDIEU, Pierre. A opinião pública não existe. In THIOLLENT, Michel. Critica metodológica, investigação social e enquente operária. São Paulo, Polis, 1982 BOURDIEU, Pierre. Os doxósofos In THIOLLENT, Michel. Critica metodológica, investigação social e enquente operária. São Paulo, Polis, 1982. CHURCHILL JR, Gilbert A , J. Paul Peter. Marketing: Criando Valor para os Clientes. São Paulo:Editora Saraiva, 2000. COTRIM, Sérgio P. de Queiroz. Contato Imediato com Pesquisa de Propaganda. São Paulo: Global, 1988.

Bibliografia Complementar
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A edição do Novo Milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000. LIVINGSTONE, James McCardle. Pesquisa de mercado: uma abordagem operacional. São Paulo: Atlas, 1982. MARCONI, Marina de A. & LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1988. MALHORTA, Naresh K. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Bookman, 2001. MATTAR, Fauze Nagib. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2000. MAZZON, J. A., GUAGLIARDI, J. Marketing: aplicações de métodos quantitativos. São Paulo: Atlas, 1983. SILVA, Nilza Nunes. Amostragem Probabilística. São Paulo: Edusp, Série Acadêmica 18, 1998. TRUJILLO, Victor. Pesquisa de Mercado Qualitativa e Quantitativa. São Paulo: Scortecci, 2001.
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