Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Gravura ( ART00016 )
Unidade:
Departamento de Artes Visuais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Conceituação e desenvolvimento das principais modalidades da gravura. Gravura em relevo - Xilogravura, gravura a entalhe - Metal e gravura planográfica - Litografia. A gravura contemporânea brasileira. Conhecimento dos materiais e procedimentos. Iniciação as possibilidades matéricas da Xilogravura, gravura em metal e Litografia. 

Ementa
Conceituação e desenvolvimento das principais modalidades da gravura. Gravura em relevo - Xilogravura, gravura a entalhe - Metal e gravura planográfica - Litografia. A gravura contemporânea brasileira. Conhecimento dos materiais e procedimentos. Iniciação as possibilidades matéricas da Xilogravura, gravura em metal e Litografia. Processos alternativos. Exercícios práticos.

Bibliografia
DA SILVA, O.  Poty, O Artista Gráfico. Fund. Cult. Curitiba. 1980. DAWSON, John. Guia Completa de Grabado e Impression – Técnicas e Materiais. H. Blume. Madri. 1982. FAJARDO, Elias, SUSSEKIND, Felipe, VALE, Marcio do. Oficinas: Gravura. Rio de Janeiro. Ed. Senac Nacional, 1999. FERREIRA, Heloísa Pires e TÁVORA, Maria Luiza Luz, org. Gravura Brasileira Hoje. Depoimentos. Rio de Janeiro. SESC/ARRJ, 1995. FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra: Introdução a Bibliologia Brasileira: a imagem gravada. São Paulo. EDUSP, 1994. HERSKOVITS, A – Xilogravura – Arte e Técnica – Tchê. Rio Grande do Sul. 1986. KOSSOVITCH, Leon, LAUDANNA, Mayra, RESENDE, Ricardo. Gravura Brasileira. São Paulo. Cosac & Naif / Itaú Cultural, 2000. LEITE, J.R. T. – A Gravura Brasileira Contemporânea – Expressão e Cultura AS. São Paulo. 1966. MARTINS, F., C. Botelho. Introdução ao conhecimento da gravura em metal. PUC. RJ, 1982. MARTINS, Itajahy. Gravura Arte e Técnica. São Paulo. Laserprint. Fundação Nestlé de Cultura, 1987. MIRÓ, Joan. A cor dos meus sonhos – entrevistas com Georges Raillard. São Paulo. Estação Liberdade, 1992. NAVES, Rodrigo. A forma difícil. Ensaios sobre arte brasileira. São Paulo. Ed. Ática, 1996. Artigos:

Bibliografia Complementar
BENJAMIM, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In Obras Escolhidas. Vol. 1. São Paulo. Brasiliense S.A, 1985, PP. 165-196. DA SILVA, O. A Arte Maior da Gravura. São Paulo: Spade.. 1976. HAYTER, S. W. New Ways of gravure. New York: Watson Gruptil,1981. LINVINGTOPNE, M. David Hockney – Etching and Litograph. Thames and Hudson. London. 1988. LOCKER. Le Monde de M.C. Escher . Chene, 1984. MARCONDES, M. Marcelo Grassmann. Art. São Paulo, 1984. NAVES, Rodrigo. Goeldi. São Paulo. Cosac & Naif, 1999. PONTUAL, Roberto. Entre dois séculos. Ed. JB. RJ. 1987. ZANINE, Walter. Org. História Geral da Arte no Brasil. São Paulo. Instituto Walter Moreira Salles, 1983. Catálogos de exposições: CHIARELLI, Tadeu. 15 Artistas Brasileiros. São Paulo. MAM, 1996. KATZ, Renina. Renina Katz. São Paulo. Edusp, 1997. (Artistas da USP, 6) OSTROWER, Fayga. Rio de Janeiro. CCB, 1995. OS COLECIONADORES. São Paulo. FIESP/SESI, 1999. OSWALDO GOELDI: MESTRE VISIONÁRIO. São Paulo, SESI, 1996. PROJETO BRASIL REFLEXÃO 97/ A ARTE CONTEMPORÂNEA DA GRAVURA. Paraná. Fundação Cultural de Curitiba, 1997. O PAPEL DA ARTE, Centro Cultural FIESP. São Paulo. MAC, 2000.
Carregando...