Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Introdução a Trilha Musical ( MUS10564 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
2

Objetivos
Oferecer suporte teórico e técnico para construção de trilha musical para filme.

Ementa
A música como elemento das linguagens audiovisuais. Aspectos histórico e técnico. Prática de criação de trilha musical nas diferentes tipologias. Construção dos gêneros e estilos adequados para as diferentes narrativas fílmicas. 

Bibliografia
MANZANO, Luiz Adelmo F. Somimagemno cinema : a experiência alemã de Fritz Lang. SãoPaulo: Perspectiva, 2010.MARTIN, Marcel. O fenômeno sonoro. A linguagem cinematográfica . 2. ed. São Paulo:Brasiliense, 2011.RODRÍGUEZ, Ángel. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: Editora SenacSão Paulo, 2006.

Bibliografia Complementar
BERCHMANS, Tony. A música do filme: tudo que você gostaria de saber sobre a música de cinema.São Paulo: Escrituras, 2012.CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Gabinete Editorial Texto & Grafia,2008.______. La música en el cine. Barcelona: Paidós Ibéria, 1997.GORBMAN, Claudia. Unheard Melodies. Indiana: Indiana University Press, 1987.MACHADO, Arlindo. O fonógrafo visual. Précinemas& póscinemas.6. ed. Campinas: Papiros,2011, p. 137156.MAIA, Guilherme; SERAFIM, José Francisco (orgs.). Ouvir o documentário: vozes, música, ruídos.Salvador: EDUFBA, 2015, p. 95120.MATOS, Eugênio. A arte de compor música para o cinema. Brasília: Editora Senac, 2014.NICHOLS, Bill. "O filme documentário e a chegada do som". In: MAIA, Guilherme; SERAFIM, JoséFrancisco (orgs.). Ouvir o documentário: vozes, música, ruídos. Salvador: EDUFBA, 2015, p. 1326.RABIGER, Michael. Direção de documentário. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
Carregando...