Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Processo de criação e Arte Contemporânea ( CAR15298 )
Unidade:
Centro de Artes
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Considerando a complexidade do debate crítico e conceitual apresentado pela arte contemporânea, o curso deverá ser organizado visando aprofundar o conhecimento e a reflexão crítica do discente através de recortes específicos que pontuem a dinâmica da arte com a estética, com a cultura e com processos artísticos geradores de identidades no campo social. 

Ementa
Estudos sobre a prática artística contemporânea, a partir da relação entre ética e estética, com ênfase na análise de trabalhos em artes visuais relacionados às práticas participativas e as novas mídias, considerando seus processos de ocorrência e desenvolvimento.

Bibliografia
ARCHER, Michel. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. BOURRIAUD, Nicolas. Esthétique relationnelle. Paris: Les presses du réel, 2001. LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009. O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco. São Paulo: Martins Fontes, 2002. RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

Bibliografia Complementar
BISCHOP, Claire (org.). Participation. Documents of contemporary Art. Whitechapel and The Mit Press, 2006. BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009b. __________________Formas de Vida: a arte moderna e a invenção de si. São Paulo: Martins Fontes, 2001b. CRIMP, Douglas; LAWLER, Louise. Sobre as Ruínas do Museu. São Paulo: Martins Fontes, 2005. DELEUZE, Gilles, GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: editora 34, 1992. DUFOUR, Sophie. L’image vidéo. D’Ovide à Bill Viola, (préf. de Y. Hersant), Paris: Archibooks, 2008. DUFOUR, Éric, LYNCH, David. Matière, temps et image. Paris: VRIN, 2008. LADDAGA, Reinaldo. Estética da emergência. São Paulo: Martins Fontes, 2012. HEINICH, Nathalie. Le paradigme de l’ art contemporain. Paris : Éditions Gallimard, 2014. FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecília (Org.). Escritos de Artistas anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. MILLET, Catherine. L´Art Contemporain : Histoire et Géographie. Paris : Champs Arts, 2006. ___________. Le Critique d´Art s´expose. NÎmes: Jacqueline Chambon, 2001. CAUQUELIN, Anne. Fréquenter les Incorporels. Contribution à une théorie de l´art contemporain. Paris : Presses Universitaires de France, 2006.
Carregando...