Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ARTES DA PERFORMANCE ( DTA04978 )
Unidade:
Departamento de Teoria da Arte e Música
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
OBJETIVO GERAL : - Destacar o universo das artes das performances e das práticas performativas. - Distinguir a prática e teoria dos espetáculos das artes das performances e das práticas performativas . OBJETIVOS ESPECÍFICOS : - Vivenciar experiências através de exercícios de performances, dança, vídeo,teatro e instalações, baseados nas principais correntes teóricas e estéticas dos séculos XX e XXI. Tendo como fundamento o estudo antropológico do corpo e sua relação si nestésica com o espectador. - Comparar a simultaneidade de linhas expressivas que caracterizam as práticas das performances nas artes nos séculos XX e XXI. - Localizar as diversas tendências da prática teatral moderna e pós-moderna nos séculos XX e XXI e suas relações com a história da arte, filosofia, sociologia, antropologia e psicanálise.  

Ementa
Estudos antropológicos e etnocenológicos das artes e das práticas performativas e dos seus processos criativos na criação de instalações e performances tendo como suporte o corpo do Performer e sua relação sinestésica com o espectador.

Bibliografia
BOURDIEU, Pierre. A Produção da Crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos.Ed. Zouk,2008. BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. Sâo Paulo: Martins Fontes,2009. COHEN, Renato. Performance como Linguagem . São Paulo: Ed. Perspectiva, 1989/2004. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção , "O corpo". São Paulo:Martins Fontes. 2006. KUSNET, Eugênio. Ator é Método . Rio de Janeiro: SNT. 2009. _____________ Dicionário de Teatro . São Paulo: Ed.perspectiva. 2010. STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um Papel . Rio de Janeiro: Ed. Perspectiva. 2010. SPOLIN, viola. Improvisação para o teatro . São Paulo: Ed. Perspectiva. 2009.

Bibliografia Complementar
ARTAUD, Antonin.  O Teatro e seu Duplo  . Tradução: Teixeira coelho. São Paulo, Max limonad, 2010. ASLAN,Odette .  Le Corps en Jeu  . Paris: CNRS Éditions . 2014. BARBA,, Eugenio.  A canoa de papel  , tratado de antropologia teatral. São Paulo:Editora Hucitec. 2011. ___________  A arte secreta do ator  . São Paulo: Hucitec. 2015 . BELTING, Hans  . O Fim da História da arte  . COSAC & NAIFY,2006 __________Pour ne Anthropologie des imagens.Paris: Gallimard. 2010. BÉGOC, Janig, BOULOUCH, Nathalie & ZABUNYAN, Elvan. La performance-entre Archives et pratiques Contemporaines.Presses Universitaires De Renes. 2010. BRECHT, Bertholt.  O teatro Épico  . Rio de janeiro: Editora nova fronteira. 2006. BROOK, Peter  . O Teatro seu Espaço  . Petrópolis: Ed. Vozes.1970/2010. __________  Ponto de Mudança  . 1946-1987. São Paulo:.Ed. perspectiva. 2009. ___________  Performance e processos  . São Paulo: Ed. Perspectiva. 2004. DERRIDA, Jacques.  AEscritura e A diferença.  São Paulo: Perspectiva,2006. DANTO,Arthur  . Após o fim da arte  .ODYSSEUS,2006. _____________  A Tranfiguração do lugar comum  , Cosac & Naiy,2006 DIDI-HUBERMAN, Georges. Quand lês imagens prennent Position.Paris: Éditions de Minuit.2013. FORMIS, Barbara. Esthétique de La vie ordinaire.Paris: PUF.2014. HACKER, P.M.S.  Wittgenstein, sur la nature humaine  . Paris: Éditions du Seuil.2007. HUAPAYA, Cesar.  As artes performativas e as práticas performativas como novo paradigma do teatro  . Paris: Arts Paris 8,n.10. 2014. _____________  A captura de energia feita pelo performer nos tecidos performativos eo  dispositivoda performance   são uma  cultura orgânica   do  espaço   ?  Abrace IV Congresso. Rio de Janeiro: 7 Letras,2009. ____________ Montagem e imagem como paradigma. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre,V.1,p. 110-123,Jan./Apr.2016. GROTOWSKI, Jerzy.  Em busca do teatro pobre  . Rio de Janeiro:Editora civilização Brasileira. 2010. _____________"Arte como veículo", tradução livre de Cesar Huapaya. Vitória: Teatro Experimental Capixaba.2014 LAPLANTINE, François.  L'anthropologie  . Paris:Payot.2006[1995]. ___________La description ethnographique. Paris. Nathan. 2009. MARTEL, Richard .  Art Action,  1958/ 1998. Québec. 2006 [1998]. MAUSS, Marcel,  Sociologie et anthropologie  , "Les techniques du corps"Paris:Puf.2006 [1950].  Sociologia e antropologia  .Rio de Janeiro : Martins Fontes,2006. MEYERHOLD, Vsevolod.  O teatro de Meyerhold  . Rio de Janeiro:Ed. Civilização Brasileira. 1980/2009. GOLDBERG, RoseLee.  Performances l'art en action  . Paris:Ed. Thames & Hudson, Paris, 2010. __________________  La Performances du futurisme à nos jours  . Paris:Ed. Thames & Hudson. 2010. __________________  A arte da performance.  São Paulo:Editora perpectiva,2009. PRADIER, Jean-Marie. Léthnoscénologie, vers une scénologie gérérale. Paris:L'Université des Arts, Klincksieck. 2014. PLUCHARD, François . ''Manifestes de l' art corporel''.  L'art au corps  , Musées de Marseille - Réunin des musées natiaux, Marseille, 2014. ________ Revista mouvement,ns. 16,17,18, Paris. 2009,2010. ROUBINE, Jean jaques.  Linguagem da Encenação Teatral-1880-1980  . Tradução de Yan Michalski. Rio de Janeiro, Editora Zahar.2010 WITTGENSTEIN, Ludwig.  Leçons et conversations  . Gallimard, Paris. 2005-1992 [1966].
Carregando...