Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
HISTÓRIA DOS SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO NO BRASIL ( COS04945 )
Unidade:
Departamento de Comunicação Social
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Objetivo principal: Compreender o percurso dos sistemas comunicacionais brasileiros, seus contextos, influências, formação e transformações.  Objetivos Específicos: - Estudar e visualizar historicamente as fases de estruturação e institucionalização dos sistemas de comunicação no Brasil. - Perceber as relações entre Estado, sociedade e as atividades da área de comunicação social. - Compreender e visualizar os períodos históricos que marcam as grandes transformações no cenário comunicacional do país. - Compreender a importância do profissional de comunicação e sua participação nos grandes momentos da vida política, social, cultural e econômica brasileira.

Ementa
As condições históricas do surgimento e da formação de um público leitor, do século XVI ao XVIII. O surgimento da imprensa, do rádio, da TV e do cinema e seus contextos. Os meios de comunicação no Brasil. História da imprensa e da Publicidade e Propaganda. O domínio da censura sobre a informação no Brasil: 1500-1822.  A mídia e os jornalistas no processo da independência política do Brasil, na queda do Império e na campanha republicana, a irreverência dos pasquins. A imprensa e o rádio, da República Velha até o Estado Novo: a presença censória do Estado. A mídia e os jornalistas dos anos 50 aos 60: a constituição de um mercado de trabalho e a ação política e social. O movimento de 64: as opções ideológicas da categoria. O período de 68 aos anos 80: as censuras e as resistências ao arbítrio. A formação do jornalista e do publicitário no Brasil: das redações e associações às escolas e aos sindicatos. A mídia e os perfis profissionais contemporâneos.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA   ALBERT, P. e TERROU F. História da imprensa. São Paulo: Martins Fontes, 1990. ABREU, Alzira Alves de et al. A imprensa em transição : o jornalismo brasileiro nos anos 50. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1996. BARBOSA, Marialva. História da Comunicação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2013.  COSTA, Alcir Henrique e al. Um país no ar (história da tv brasileira em três canais). São Paulo: Brasiliense, 1986. DEL BIANCO, Nélia e MOREIRA, Sônia Virgínia. Rádio no Brasil – tendências e perspectivas .           Brasília: UNB/Eduerj/Intercom, 1999. PINHO, J. B. (org). Trajetória e questões contemporâneas da publicidade brasileira . São Paulo: Intercom, 1995. SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil . São Paulo: Martins Fontes, 1983. STEPHENS, Mitchell. História das comunicações : do tantã ao satélite . Rio de Janeiro: Civilização        Brasileira, 1993.  

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR   COSTA, Antônio. Compreender o cinema . São Paulo: Globo, 1989. FAUSTO, Boris. O pensamento nacionalista autoritário. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 2001. FEDERICO, Maria Elvira B. História da comunicação – rádio e televisão no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1982. FERREIRA, Maria Nazareth. A imprensa operária no Brasil . Petrópolis: Vozes, 1978. GOMES, Pedro G. e PIVA, M. Cruz. Políticas de comunicação. São Paulo: UCBC, 1988. HOLANDA, Sérgio B. Raízes do Brasil . 2ª ed., Rio de Janeiro: José Olympio, 1969. GIOVANI, Giovanini. Evolução na comunicação : do sílex ao silício. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987. ORTRIWANO, Gisela S. A informação no Rádio . São Paulo: Summus, 1991. MEDINA. Cremilda . O jornalismo na nova república . São Paulo: Summus, 1987. MELO, José Marques de. Sociologia da imprensa brasileira . Petrópolis: Vozes, 1973. MELLO, Maria A. (org.) Vinte anos de resistência (alternativas da cultura ao regime militar). Rio de Janeiro: Editora Rio Fundo, 1986. PINTO, Virgílio Noya. Comunicação e cultura brasileira. São Paulo, 1995. RAMOS, Ricardo . Do reclame à comunicação de massa – pequena história da propaganda no Brasil. 3ª ed., São Paulo: Atual, 1985. SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico . 20ª ed., São Paulo: Cortez Editora, 1996.
Carregando...