Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Projeto Integrado à Comunidade 4 ( FTA15305 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Apresentar ao alunado os seguintes aspectos do projeto e promover a sua vivência prática, integrada à comunidade, clientela ou público-alvo: Identificação da oportunidade de projeto; Escopo, qualidade, responsabilidades e sequência de atividades; Programação; Desenvolvimento; Testes e ensaios; Aplicação; Documentação técnica; Avaliação.

Ementa
Prática supervisionada de projetos de design, voltada ao estudante em nível avançado em atividades extensionistas. As práticas das quais trata esta ementa serão realizadas obrigatoriamente junto à comunidade externa, ou a ela direcionada, em situações de projeto prospectadas pelos docentes do Departamento de Desenho Industrial e aprovadas pela Câmara Departamental. Os Projetos Integrados à Comunidade dos quais trata esta ementa poderão abranger as diversas modalidades do design, elencadas a seguir, de modo isolado ou combinado: programação visual, produção gráfica, embalagens, design digital, vídeo, design de serviços, expografia etc.; análises de produtos, sistemas ou serviços, em seus aspectos construtivos, técnico-funcionais, ambientais, ergonômicos, socioeconômicos, estético-semiótico- informacionais e demais aspectos pertinentes. 

Bibliografia
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. -. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.   BROWN, T. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Campus: Elsevier, 2010.

Bibliografia Complementar
BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo, SP: Blucher, 2011. 270 p. ___.  Metodologia experimental:  desenho industrial. Brasilia: CNPq, 1984. MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. 3. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2015. ___. Design e comunicação visual: contribuição para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 1997. PHILLIPS, Peter L.  Briefing:  a gestão do projeto de design. São Paulo: Ed. Blucher, 2008. GIDO, Jack; CLEMENTS, James P.  Gestão de projetos.  São Paulo: Thomson, 2007.
Carregando...