Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
História do Design no Brasil ( FTA15212 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Apresentar aos alunos os seguintes elementos: O início das atividades de produção gráfica e de imprensa no Brasil no século XIX.  A produção de livros, jornais, revistas, rótulos e efêmeros diversos.  A tecnologia gráfica disponível em cada época.  A institucionalização do design no Brasil em meados do século XX e as influências externas que o campo sofreu.  A atuação dos principais designers e escritórios.

Ementa
Estudos sobre a História e a trajetória do Design no Brasil. A cultura e o design brasileiros. O ensino do Design no Brasil. 

Bibliografia
CARDOSO, Rafael, org. Impresso no Brasil, 1808-1930: destaques da história gráfica no acervo da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Verso Brasil, 2009. MELO, Chico Homem de (org.); COIMBRA, Elaine Ramos (org). Linha do tempo do design gráfico no Brasil. São Paulo: Cosas Naify, 2011. MELO, Chico Homem de; LEITE, João de Souza; STOLARSKI, André; RODRIGUES, Jorge Caê. O Design gráfico brasileiro: anos 60. São Paulo: Cosac Naify, 2006. 302 p. ISBN 8575035215 (broch.)

Bibliografia Complementar
ACCIOLY, Anna [et al]. Marcas de valor no mercado brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. Senac Rio, 2003. ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira de. História da fotorreportagem no Brasil: a fotografia na imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. CARDOSO, org. O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005. CARDOSO, Rafael. Uma introdução a história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2008. COUTO, Rita Maria de Souza. Escritos sobre ensino de design no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Book’s 1a edição, 2008. FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra. Introdução à bibliologia brasileira: a imagem gravada. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994. HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil: sua história. [trad. De Maria da Penha Villalobos, Lólio Lourenço de Oliveira e Geraldo Gerson de Souza] 2. ed. rev. e ampl.  São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005. MARTINS, Ana Luiza. Revistas em Revista: imprensa e práticas culturais em tempos de República. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Fapesp, 2008. MARTINS, Ana Luiza; DE LUCA, Tania Regina (Org.). História da imprensa no Brasil. São Paulo, SP: Contexto, 2008. 303 p. ISBN 9788572444026 (broch.). MORAES, Dijon de. Análise do design brasileiro: entre mimese e mestiçagem. São Paulo: Edgard Blücher, 2006. SODRÉ, Nelson Wernek. História da Imprensa no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1999. WOLLNER, Alexandre. Alexandre Wollner: design visual 50 anos. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
Carregando...