Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Design Educacional ( FTA15209 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Apresentar aos alunos os seguintes elementos: Apresentação e discussão sobre: O que é Educação? Organização dos processos de ensino no Brasil: modalidades, níveis e tipologias.  Panorama sobre as áreas da educação e fundamentos sobre as teorias de ensino e de aprendizagem. Discussão contextualizada sobre: as relações entre Didática e Design: Design Educacional. Pesquisa e apresentação das áreas de estudo sobre mídias e educação;  Apresentação e discussão sobre conceitos e contextos correlatos ao tema: objetos educacionais, objetos de aprendizagem, mídias educativas, recursos didáticos, repositórios de mídias, ambientes virtuais de aprendizagem, formatos padronizados de produção de mídias educativas, meios de comunicação, linguagem dialógica, mediação, etc. Estudo sobre metodologia(s) projetuais adotada(s) para o design educacional (instrucional).

Ementa
O que é Educação? Fundamentos das teorias de ensino e de aprendizagem. Organização da educação no Brasil: modalidades, níveis, tipologias e órgãos reguladores. Panorama das áreas interdisciplinares de pesquisa design, educação, comunicação, etc. Planejamento de material didático: relações entre Didática e Design. Design Educacional (Instrucional): conceitos e produtos, e metodologia(s) projetual(is) específicas.

Bibliografia
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância . 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. 115 p. KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 141 p. FILATRO, Andrea. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. 2. ed. São Paulo: Ed. SENAC, 2007. 215 p          

Bibliografia Complementar
HARGREAVES, Andy et al. Aprendendo a mudar: o ensino para além dos conteúdos e da padronização. Porto Alegre: Artmed, 2002. 206 p. MEIRIEU, Philippe. Aprender ... sim, mas como ?. 7. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. 193 p. FARIAS, Isabel Maria Sabino de et al. Didática e docência: aprendendo a profissão. Brasília: Liber, 2009. 179 p.  BARBOSA, Rommel Melgaço (Org.). Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE ENSINO Á DISTÂNCIA.; PRATA, Carmem Lúcia (Org.) (Org.). Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília, DF: MEC, 2007. 154 p
Carregando...