Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Identidade Visual 2 ( FTA15198 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Manual de Identidade Visual: aspectos básicos e estrutura clássica. Estudos comparados de Manuais de Identidade Visual. Sistemas de identidade visual e sua implantação: aplicações básicas e aplicações avançadas.  Gestão da identidade e branding : projeto em fluxo contínuo. 

Ementa
Sistemas de identidade visual e sua implantação. Manual de Identidade Visual: elaboração, redação, construção e limitações. Branding . Realização de projeto de média-alta complexidade.

Bibliografia
CHAVES, N. La imagen corporativa: teoría y práctica de la identificación institucional . Barcelona: G Gili, 2005. MUNHOZ, D. Manual de identidade visual: [guia para construção]. Teresópolis, RJ: 2AB, 2009. PHILLIPS, Peter L.  Briefing: a gestão do projeto de design . São Paulo: Ed. Blucher, 2008.

Bibliografia Complementar
BERWANGER, Ana Claudia. As entrelinhas do desenho tipográfico: a imagem da letra e a construção da identidade. Dissertação de mestrado. São Paulo: Puc-Sp, 2003. ____. Os Caminhos da Semiose na Marca da Editora Companhia das Letras. CD rom do 1o Encontro de Semiótica aplicada ao Design. Puc-Rio: 2003. ____. Design gráfico, identidade visual e semiótica: algumas aproximações. CD rom do 1o Encontro de Semiótica aplicada ao Design. Puc-Rio: 2003. CARDINALI, Luciano. A tipografia customizada como elemento identitário em sistemas de identidades visuais. Um estudo sobre o desenvolvimento de fontes digitais personalizadas. Universidade de São Paulo: tese de doutorado, 2015. GIDO, Jack; CLEMENTS, James P. Gestão de projetos. São Paulo: Thomson, 2007.
Carregando...