Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Identidade Visual 1 ( DDI15197 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Apresentar aos alunos os seguintes elementos: Conceitos centrais: identidade visual, identidade institucional, marca e branding. Trajetória histórica - exemplos de sistemas identificadores: brasões, bandeiras, símbolos religiosos; a marca moderna; a marca pós-moderna. O signo identificador: funções e limites. Tipos isolados de signo identificador. Sistemas sígnicos: componentes primários e secundários. Aplicações básicas e aplicações avançadas. Manual de Identidade Visual: aspectos básicos e estrutura clássica. Dimensões do fenômeno institucional: realidade, identidade, comunicação e imagem. Metodologia de projeto: Fase analítica; Fase criativa; Fase especificadora; Implantação

Ementa
Identidade visual: definição e componentes básicos. Constituição histórica e exemplos emblemáticos. Dimensões do fenômeno institucional com vistas à identidade visual. Metodologia de projeto. Realização de projeto de baixa-média complexidade.

Bibliografia
PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. Teresópolis, RJ: 2AB, 2009. WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. CHAVES, N. La imagen corporativa: teoría y práctica de la identificación institucional . Barcelona: G Gili, 2005.

Bibliografia Complementar
BERWANGER, Ana Claudia. As entrelinhas do desenho tipográfico: a imagem da letra e a construção da identidade. Dissertação de mestrado. São Paulo: Puc-Sp, 2003. ____. Os Caminhos da Semiose na Marca da Editora Companhia das Letras. CD rom do 1o Encontro de Semiótica aplicada ao Design. Puc-Rio: 2003. ____. Design gráfico, identidade visual e semiótica: algumas aproximações. CD rom do 1o Encontro de Semiótica aplicada ao Design. Puc-Rio: 2003. LEITE, João de Souza; MAGALHÃES, Aloísio; TABORDA, Felipe. A herança do olhar: o design de Aloisio Magalhães. Rio de Janeiro: PETROBRÁS: Artviva: SENAC Rio, c2003. MEGGS, Philip B; PURVIS, Alston W. História do design gráfico. São Paulo: Cosac & Naify, 2009. MUNHOZ, Daniella. Manual de identidade visual: [guia para construção]. Teresópolis, RJ: 2AB, 2009. NEUMEIER, M. Zag: a estratégia número 1 das marcas de sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2009. WOLLNER, Alexandre; PIGNATARI, Décio; WEYNE, Goebel. Visual design 50 years =: design visual 50 anos. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
Carregando...