Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Design e Inovação ( FTA15237 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Apresentar aos alunos os seguintes elementos: Conceituação de Inovação e Inovação em Design Tipos de inovação Modelo Hélice Tríplice Sistemas Nacionais de Inovação Sistemas Nacionais de Design Estudos de caso

Ementa
Conceitos de Inovação. Tipos de Inovação. Modelos de articulação entre Governo, Academia e Iniciativa Privada para fomento à Inovação intensiva em Design. Estudos de caso de Inovação em Design no Brasil.

Bibliografia
MANZINI, E. (2008). Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers. RIBEIRO, Luiz Cláudio M. (Org.) et al. Modernidade e modernização no Espírito Santo. Vitória, ES: EDUFES, 2015. Trajetórias da inovação: a mudança tecnológica nos Estados Unidos da América no Século XX. Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 2005.

Bibliografia Complementar
KELLEY, T; LITTMAN, J. As 10 faces da inovação: estratégias para turbinar a criatividade. RJ: Elsevier, 2007.  Dagnino, R. (2003). A Relação Universidade-Empresa e o ‘Argumento da Hélice Tripla’. Revista Brasileira de Inovação, 2(2), 267-307. Fitzgerald, E., Wankerl, A., Schramm, K. (2013). Inside real innovation. New Jersey: World Scientific. Freeman, C. (1995). ‘The National System of Innovation’ in Historical Perspective. Cambridge Journal of Economics, 19(1), 5-24. Raulik-Murphy, G., and Cawood, G. (2009). National Design Systems – a tool for policy-making. Research Seminar – Creative industries and regional policies: making place and giving space, 23-24 September, University of Birmingham, UK. Schumpeter, J. A. (1947). The Creative Response in Economic History. Journal of Economic History, v.7, n.2, p. 149-159.
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