Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Design em APL II ( FTA15236 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Design e desenvolvimento regional: identidade, território Métodos de design participativo em aglomerações de empreendimentos: Desenho Coletivo, Design Thinking, Design Centrado no Ser Humano, Design de Serviços.

Ementa
Aplicação prática de métodos e técnicas de design participativo em arranjos produtivos locais. 

Bibliografia
Brown, T. (2010). Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Campus: Elsevier, 2010. Manzini, E. (2008). Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers. SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

Bibliografia Complementar
MARTIN, Roger L. Design de negócios: por que o design thinking se tornará a próxima vantagem competitiva dos negócios e como se beneficiar disso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. Pacheco, H.S., e Toledo, G. (2014). A sparkle in people’s eyes. 8th Conference of the International Committee for Design History & Design Studies, Blucher Design Proceedings, Volume 1, 2014, pp.67-70. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. -. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Prezzotto, L. (2002). Uma concepção de agroindústria rural de pequeno porte. Revista de Ciências Humanas, n.31, p. 133-153, 2002. _________. Qualidade ampla: referência para a pequena agroindústria rural inserida numa proposta de desenvolvimento regional descentralizado. In LIMA, Dalmo M. de Albuquerque e WILKINSON, John (Org.) Inovações nas tradições da agricultura familiar. Brasília: CNPq/Paralelo 15, 2002b. P 285-300. ALEXANDER, Christopher. Urbanismo y participación: el caso de la Universidad de Oregón. 2. ed. Barcelona: Gustavo Gili, 1978.  Krucken, Lia. (2009). Design e território: valorização de identidade e produtos locais. São Paulo: Sebrae.
Carregando...