Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Design Instrucional ( FTA15230 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Apresentar aos alunos os seguintes tópicos: Unidade I: Fundamentos Conceituação de ensino, aprendizagem e instrução Teorias cognitivistas, comportamentais e de terceira onda Unidade II: Design Instrucional Instrução Programada Sistemas Personalizados de Ensino Design Instrucional Contextualizado Comunidades de Prática e Aprendizagem Situada

Ementa
Fundamentos cognitivos do ensino, aprendizagem e instrução. Abordagens do design instrucional. Tecnologias, meios e plataformas de instrução.

Bibliografia
SKINNER, B. F. Tecnologia do ensino. São Paulo: Herder: Univ. São Paulo, 1972. VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.  ANDERSON, John R. Psicologia cognitiva e suas implicações experimentais. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, c2004.

Bibliografia Complementar
CALLENDER, Patricia. Como preparar e utilizar a instrução programada. Rio de Janeiro: Fórum, 1973. LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge, [Inglaterra]: New York: Cambridge University Press, 1991. VARELA, Francisco J.; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. A mente corpórea: ciência cognitiva e experiência humana. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.  MATURANA, Humberto R.,; VARELA, Francisco J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. 5. ed. São Paulo: Palas Athena, 2005. FILATRO, Andrea. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. 2. ed. São Paulo: Ed. SENAC, 2007.  WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning, and identity. 1st ed. Cambridge, U.K.: New York, N.Y.: Cambridge University Press, 1998.
Carregando...