Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Laboratório de Design Educacional ( FTA15224 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Apresentar aos alunos os seguintes elementos: Teoria(s) de aprendizagem; Possibilidades interativas e dialógicas das mídias. Suportes de ensino-aprendizagem e suas características. Repositórios de objetos de aprendizagem. Direitos autorais e de reprodução para o uso educacional. Desenvolvimento de projetos de design para o ensino-aprendizagem. 

Ementa
Desenvolvimento de projetos de design para o ensino-aprendizagem. Teoria(s) de aprendizagem e as possibilidades interativas e dialógicas das mídias e tecnologias. Suportes de ensino-aprendizagem e suas características. Direitos autorais, de imagem e de reprodução para o uso educacional. 

Bibliografia
FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Didática: embates contemporâneos. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. 154 p. CANDAU, Vera Maria (Org.). A Didática em questão. 34. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. 127 p BABIN, Pierre; KOULOUMDJIAN, Marie F. Os novos modos de compreender: a geração do audiovisual e do computador. São Paulo: Paulinas, 1989.

Bibliografia Complementar
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Didática: o ensino e suas relações. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 183 p. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico). ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. 9. ed. - Petrópolis: Vozes, 2007. 251 p. NERICI, Imideo Giuseppe. Metodologia do ensino: uma introdução. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1981. 367 p. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Técnicas de ensino: por que não? 21. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011. 159 p. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 15. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010. 192 p.
Carregando...