Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Semiótica das Mediações 4 ( DDI15217 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
- Recapitulação dos conceitos fundamentais da teoria de Peirce; - Apresentação do conceito de Linguagens do Entretenimento; - Leituras e análises de diversas imagens advindas das linguagens do entretenimento

Ementa
Aplicação da semiótica peirceana nos processos de leitura e decodificação de imagens advindas das linguagens do entretenimento: vinhetas, séries televisivas, animações, games etc

Bibliografia
Jenkins, H. Cultura da convergência. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2009. PEREZ, Clotilde. Signos da marca: expressividade e sensorialidade. SP, Thomson and Learning, 2004. SANTAELLA, Lúcia.  Semiótica Aplicada. SP, Thomson and Learning,  2002.

Bibliografia Complementar
MONTEIRO, Gilson Vieira et all. Estudos e perspectivas dos ecossistemas na comunicação / Manaus: Ufam, 2012. SANTAELLA, Lúcia.  O que é Semiótica. SP, Brasiliense, 1986. __________________. A assinatura das coisas. RJ, Imago, 1992. __________________. A percepção: uma teoria semiótica. SP, Experimento, 1993. __________________. Estética - de Platão à Peirce. SP, Experimento, 1994. ___________________.Teoria geral dos Signos: Semiose e autogeração. SP, Ed. Ática, 1995.  __________________. Produção de Linguagem e Ideologia. 2 ed., rev. e ampl., SP, Cortez, 1996. __________________. Imagem: cognição, semiótica, mídia. SP, Iluminuras, 1998
Carregando...