Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Semiótica das Mediações 3 ( DDI15216 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Apresentar aos alunos os seguintes elementos: Recapitulação dos princípios fundamentais da Teoria de Peirce; Apresentação de noções sobre cinema enquanto indústria, linguagem e arte; Apresentação de noções sobre a peça gráfica cartaz de cinema: história, estética e linguagem de cartaz; Apresentação dos designers de cartaz: Saul Bass, Robert Peak e Fernando Pimenta; Análise e Redesign de cartazes de filmes do cinema comercial americano e de outras cinematografias

Ementa
Aplicação dos conceitos da Semiótica Peirceana na produção gráfica. Análise e redesign de cartaz de cinema.

Bibliografia
MASCARELLO, Fernando (Org.) História do Cinema Mundial, 7ª ed. Campinas, Papirus, 2012 MOLES, A. O Cartaz . São Paulo: Perspectiva, 2005. PEREZ, Clotilde. Signos da marca: expressividade e sensorialidade . SP, Thomson and Learning, 2004

Bibliografia Complementar
MEGGS, P.B. 2009. História do Design Gráfico . São Paulo, Cosac Naify, 673 p. NIEMEYER, L. 2003. Elementos da Semiótica Aplicados ao Design . Rio de Janeiro, 2AB Editora, 76 p SANTAELLA, Lúcia.  Imagem: cognição, semiótica, mídia. SP, Iluminuras, 1998. __________________.  Matrizes da Linguagem e Pensamento: sonora, visual, verbal. SP, Iluminuras, 2001 __________________. Semiótica Aplicada. SP, Thomson and Learning, 2002.
Carregando...