Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Projeto Básico ( DDI15185 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Apresentar ao aluno os seguintes elementos: Identificação de oportunidade de projeto Identificação de objetivo Geração de ideias Desenvolvimento Construção do objeto Experimentação Registro e documentação

Ementa
Diagnóstico e identificação de contextos de projeto. Levantamento de dados. Conceituação. Desenvolvimento estético, funcional e simbólico. Experimentação. Observação de uso.

Bibliografia
BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: E. Blücher, 1998. 261 p.  BONSIEPE, G. As sete colunas do Design. In: Design: do material ao digital. Florianópolis: IEL/SC, 1996. MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: EDUSP, 2002. 366 p.

Bibliografia Complementar
ALEXANDER, C. Notes on the Synthesis of Form. Cambridge: Oxford University Press, 1964. ALVES, Marcus Vinícius Barilli. O valor do design – Guia ADG Brasil de prática profissional do designer gráfico. SP: ADG Brasil/SenaC, 2002. 224p. BROWN, T. Design Thinking. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2010. COUTO, R.M.S. O Ensino da Disciplina de Projeto Básico Sob o Enfoque do Design Social. 1991. 72 p. Dissertação (Departamento de Educação) PUC/Rio, 1991. MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade. Rio de Janeiro: E-papers, 2008. MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. 3. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2015. 378 p. PACHECO, H.S., e TOLEDO, G. A sparkle in people’s eyes. 8th Conference of the International Committee for Design History & Design Studies, Blucher Design Proceedings, Volume 1, 2014, pp.67-70. PAPANEK, Victor. Design for the real world: human ecology and social change. 2ª ed. Chicago: Academic Chicago Publishers, 2000. Número de chamada: 744 P213d 2.ed. SCHNEIDER, B. Design-uma introdução: o design no contexto social, cultural e econômico. São Paulo: Blucher, 2010. 299 p.  WHITELEY, N. O designer valorizado. In: Arcos, vol. 1 (único), 1998, p.63-75.
Carregando...