Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Semiótica das Mediações 1 ( DDI15184 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
3

Objetivos
Apresentar ao aluno os seguintes elementos: Introdução à Semiótica Européia;  Introdução à Semiótica Russa;  Apresentação da Semiótica americana de Charles Sanders Peirce;  Matrizes de linguagem;  Categorias fenomenológicas: primeiridade, secundidade e terceiridade;  Conceito de signo;  Tipos de signo; Experimentações de aplicação da teoria de Peirce

Ementa
Apresentação dos conceitos fundamentais da Semiótica Peirceana e sua utilização como referencial teórico para análise de linguagem. Introdução às correntes semióticas européia e russa. Apresentação dos conceitos fundamentais da Semiótica de Peirce: categorias fenomenológicas, signo, tipos de signos. Experimentações a partir da aplicação da teoria peirceana no projeto e desenvolvimento de produtos de design.

Bibliografia
Signos da marca: expressividade e sensorialidade. SP, Thomson and Learning, 2004. SANTAELLA, Lúcia.  O que é Semiótica. SP, Brasiliense, 1986. __________________.  Semiótica Aplicada. SP, Thomson and Learning,  2002. ___________________. Teoria geral dos Signos: Semiose e autogeração. SP, Ed. Ática, 1995.

Bibliografia Complementar
PIGNATARI, Décio. Informação, Linguagem e Comunicação. SP, Cultrix, 1986. SANTELLA, Lúcia. A assinatura das coisas. RJ, Imago, 1992. ___________________.A percepção: uma teoria semiótica. SP, Experimento, 1993. __________________.  Estética - de Platão à Peirce. SP, Experimento, 1994. __________________. Produção de Linguagem e Ideologia. 2 ed., rev. e ampl., SP, Cortez, 1996. __________________.  Imagem: cognição, semiótica, mídia. SP, Iluminuras, 1998. __________________.  Matrizes da Linguagem e Pensamento: sonora, visual.
Carregando...