Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Design Computacional ( DDI15176 )
Unidade:
Departamento de Design
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Apresentar aos alunos os seguintes tópicos: Unidade I: Pensamento Computacional e Design Conceitos e abordagens do Pensamento Computacional no Design, Artes e Arquitetura Princípios e práticas da Computação Unidade II: Aplicações Conceitos: sequências, laços, condicionais, paralelismo, eventos, operadores e dados Práticas: experimentar e iterar, testar e depurar, reutilizar e remixar, abstrair e modularizar Laboratório de linguagens de programação para designers

Ementa
Relações entre Pensamento Computacional e Design. Princípios da Computação aplicados às Artes, Design e Arquitetura. Computação Criativa.

Bibliografia
MITCHELL, William J. A lógica da arquitetura: projeto, computação e cognição. Campinas, SP: Ed. da UNICAMP, 2008. DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

Bibliografia Complementar
IERUSALIMSCHY, Roberto. Programming in Lua. 2nd ed . Rio de Janeiro, RJ: Lua.org, 2006. LUTZ, Mark; ASCHER, David. Aprendendo Python. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007. MAEDA, John. The laws of simplicity. Cambridge, Mass.; London: The MIT Press, 2006. DOMINGUES, Diana (Org.). Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. São Paulo: Ed. da UNESP, 2009. MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. 2. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2008. BRENNAN, Karen et al. Creative Computing Curriculum Guide. Disponível em http://scratched.gse.harvard.edu/guide/files/CreativeComputing20141015.pdf.
Carregando...