Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
TOPICOS ESPEC EM BIBLIOTECONOMIA I ( BIB03913 )
Unidade:
Departamento de Biblioteconomia
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Definir informação e cidadania no contexto da Ciência da Informação.

Ementa
Informação e cidadania: concepções, contextos e usos. Apropriação social de informação em redes e movimentos sociais. Valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira no contexto da unidade de informação. Bases metodológicas para elaboração e implementação de projetos sociais.

Bibliografia
COUVRE, Maria de Lourdes Manzini. O que é cidadania. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1996. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1996. GRASSI, Robson Antonio. Apresentação à economia: um guia para exercício da cidadania no capitalismo. Vitória: EDUFES, 2011. KALI, Alain Pascal ET AL. Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas:UFRJ, 2013.

Bibliografia Complementar
CASTILHO, José Roberto Fernandes. Cidadania:esboço de evolução e sentido da expressão. Disponível em: HTTP://www.dhnet.org.br/direitos/sos/textos/cid_expressao.html Acesso em: mar. 2010. CEPIK, Marco. Direito à informação: situação legal e desafios. Informática Pública, v.2, n.2, p.43-56, dez. 2000. FIGUEIREDO, Maria da Penha Caetano de. A era da informação e da cidadania. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.7, n.1, p.79-93, 1997. MARTINS, Cibele. Informação e cidadania. Serviço Social em revista, |Londrina, v.8, n.1, jul./dez. 2005. NASCIMENTO, Olindina Serafim. Educação escolar quilombola: memória, vivência e saberes das comunidades quilombolas do Sapê do Norte. Escola São Jorge. 2011. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação.
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