Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
HISTÓRIA - CONTEÚDO E METODOLOGIA ( EPS13379 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
Propiciar embasamento teórico-metodológico necessário ao ensino de História nos anos iniciais da Educação Básica, problematizando e vivenciando diferentes contextos da formação e prática docente.

Ementa
Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de História na infância. Diferentes concepções de História e sua importância para o ensino. O surgimento da História como disciplina escolar. Propostas curriculares de História. O livro didático de História. Recursos auxiliares do ensino de História: planejamento e execução de atividades. A História Local e a História oral. Estudos críticos dos conteúdos de História. Memória, patrimônio, noções de tempo e duração. Relação com outras áreas do conhecimento

Bibliografia
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes (Org.). O saber histórico na sala de aula. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2013. (Coleção Repensando o Ensino). OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; STAMATTO, Maria Inês Sucupira. O livro didático de história: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: Ed. UFRN, 2007. ROSSI, Vera Sabongi de e ZAMBONI, Hernesta (Org.). Quanto tempo o tempo tem. São Paulo; Alínea, 2003

Bibliografia Complementar
ABREU, Regina; CHAGAS, Mário. Memória e patrimônio: Ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009 FERREIRA, Antônio Celso; BEZERRA, Holien Gonçalves; LUCA, Tânia Regina de (Orgs.). O historiador e seu tempo. São Paulo: Editora UNESP: ANPUH, 2008. FONSECA, Selva Guimarães; GATTI JUNIOR, (Org.). Perspectiva do ensino de história: ensino cidadania e consciência histórica. Uberlândia PEREIRA, Júnia Sales et al. Escola e museu: diálogos e práticas. Belo Horizonte: Secretaria de Estado e de Cultura/Superintendência de Museus; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/Cefor,2007. SIMAN, Lana Mara de Castro; FONSECA, Thais Nívia de Lima.(Org.). Inaugurando a história e construindo a nação: discursos e imagens no ensino de história.Belo Horizonte: Autêntica, 2001
Carregando...