Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NA SALA DE AULA ( EPS13415 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Possibilitar aos estudantes momentos de reflexão sobre proposta pedagógica de Paulo Freire, analisando exemplos concretos de práticas pedagógicas freireanas e elaborando planos de trabalho pedagógico coerentes com essa perspectiva.

Ementa
Discute os fundamentos teóricos e metodológicos da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire com ênfase na práxis docente no âmbito do currículo e na avaliação da aprendizagem.

Bibliografia
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 12ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 41ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

Bibliografia Complementar
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2000. FREIRE, Paulo. Dialogando sobre disciplina com Paulo Freire. In: D’ANTOLA, Arlette. Disciplina na escola: autoridade versus autoritarismo. São Paulo: EPU, 1989. FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. 13ª ed. São Paulo: Editora Olho d’água, 2003. FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Trad. Adriana Lopes, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. TORRES, Carlos Alberto; O’CÁDIZ, Maria del Pilar; WONG, Pia Lindquist. Educação e democracia: a práxis de Paulo Freire em São Paulo. São Paulo: Cortez: IPF, 2002.
Carregando...