Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
DIDÁTICA ( TEP13374 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
- Identificar nas diferentes concepções de educação, sua expressão no processo de ensino e aprendizagem. - Compreender a relação indissociável entre os elementos constitutivos da didática com os fundamentos da educação. - Entender a importância da relação professor-aluno para o processo de aprendizagem e desenvolvimento. - Elaborar planos de trabalho para a prática pedagógica na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Ementa
Concepções de educação, escola, conhecimento, docente, discente em diferentes perspectivas teóricas e práticas presentes no campo da didática e que focam o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Bibliografia
SAVIANI, D. Escola e democracia . Edição comemorativa. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico : do nascimento à velhice. Campinas-SP: Autores Associados, 2016. SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática : problemas da unidade entre conteúdo e método no processo pedagógico. 6. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

Bibliografia Complementar
ARCE, A.; MARTINS, L. M. (Orgs.). Quem tem medo de ensinar na educação infantil? : Em defesa do ato de ensinar. Campinas – SP: Alínea, 2007. ARCE, A.; MARTINS, L. M. (Orgs.). Ensinando aos pequenos de zero a três anos . Campinas – SP: Alínea. 2009. CANDAU, V. M. (Org.). Didática, currículo e saberes escolares . Rio de Janeiro: DP&A, 2000. MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar : contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas-SP: Autores Associados, 2013. WACHOWICZ, L. A. O método dialético na didática . 2 ed. Campinas: Papirus, 1991.
Carregando...