Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ESCOLA: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO ( TEP13406 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
- Analisar os processos de ensino e aprendizagem em diferentes perspectivas teóricas. - Discutir as teorias da aprendizagem e suas interfaces com a educação. - Compreender as abordagens de desenvolvimento psicológico e suas implicações na educação escolar.

Ementa
 Aprendizagem e desenvolvimento: os desafios da escola. O desenvolvimento psicológico e a educação escolar. Ensino, Aprendizagem e mediação pedagógica.

Bibliografia
 FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2010. DAVIDOFF, L. L. Introdução à Psicologia. São Paulo: Pearson Makron Books, 2001.  BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2001.

Bibliografia Complementar
KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo de cognição. Campinas, SP: Papirus, 1999. MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas-SP: Autores Associados, 2016. PIAGET, J. A Teoria de Piaget. In: CARMICHAEL, L. Manual de Psicologia da criança. São Paulo EPU, 1975. v. 4 - VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 10. ed. São Paulo: Ícone, 2006.  WALLON, H. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Carregando...