Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
EDUCAÇÃO ESPECIAL ( TEP13373 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
Entender o atendimento educacional especializado ao público-alvo da educação especial; Refletir sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e jovens com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades e superdotação; Conhecer o público-alvo da educação especial e suas especificidades; Analisar o currículo, a avaliação e as práticas pedagógicas na perspectiva da inclusão; Debater a formação inicial e continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva.

Ementa
Aspectos históricos, filosóficos e psicossociais da Educação Especial. Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Legislação e políticas públicas em Educação Especial. Desenvolvimento, aprendizagem e apropriação do conhecimento por estudantes público-alvo da educação especial. Atendimento Educacional Especializado. Público-alvo da Educação Especial no contexto da escola comum. Currículo, avaliação e práticas pedagógicas inclusivas. Formação inicial e continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva.

Bibliografia
JANNUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil : dos primórdios ao início do século XXI. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. 243 p. (Coleção educação contemporânea) ISBN 9788574961026 (broch.) Classificação: 376 J34e 2.ed. Ac.126340.  VICTOR, Sonia Lopes; OLIVEIRA, Ivone Martins de (Org.). Educação especial na perspectiva da educação inclusiva : concepções e práticas educativas. Marília, SP: Abpee, 2016. 178 p. ISBN 9788599643372 (broch.).Classificação: 376 E24 Ac.163657.  VICTOR, Sonia Lopes; OLIVEIRA, Ivone Martins de (Org.). Educação especial : políticas e formação de professores. Marília, SP: Abpee, 2016. 224 p. ISBN 9788599643389 (broch.).Classificação: 376 E24 Ac.163663.

Bibliografia Complementar
BAPTISTA, Claudio Roberto; CAIADO, Katia Regina Moreno; JESUS, Denise Meyrelles de (Org.). Educação especial : diálogo e pluralidade. Porto Alegre, RS: Mediação, 2008. 301 p. ISBN 9788577060320 (broch.) Classificação: 376 E24 Ac.126324 p. 37- 46. B BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva . MEC/SEESP, 2008. Disponível em:< portal.mec.gov.br /index.php?option=com_d ocman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva -da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192>. Em: 03 out de 2018.  Cadernos Cedes, Educação escolar de pessoas com deficiências : análise de indicadores educacionais, Campinas,vol.34,n.93,maio-ago.2014. Disponível em: . Em: 03 out de 2018.  KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva : desafios da implantação de uma política nacional. In: Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 41, p. 61-79, jul./set. 2011. Editora UFPR. Disponível em: . Acesso em: 03 out de 2018.  VICTOR, Sonia Lopes; VIEIRA, Alexandro Braga; OLIVEIRA, Ivone Martins de (Org.). Educação Especial Inclusiva : conceituações, medicalização e políticas. Campos do Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2018.
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