Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E DEMAIS MODALIDADES DE ENSINO ( TEP13397 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Conhecer o público-alvo da educação especial, seus processos de desenvolvimento e aprendizagem, tomando por referência a transversalidade da modalidade de ensino em educação especial nos demais níveis e modalidades de ensino. Refletir sobre as contribuições da legislação educacional para o atendimento às demandas de estudantes indicados à educação especial; Argumentar sobre a articulação entre família e instituição de ensino no processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial.

Ementa
Público-alvo da Educação Especial e suas especificidades; Processos de desenvolvimento e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação na educação básica e demais modalidades de ensino. Contribuições da legislação educacional para o atendimento às demandas de estudantes indicados à educação especial; Articulação entre família e instituição de ensino no processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial.

Bibliografia
JESUS, D. M.; VICTOR, S. L.; GONCALVES, A. F.. Formação, Práticas Pedagógicas e Inclusão Escolar no Observatório Estadual de Educação Especial. 1 ed. São Carlos: Marquezine & Manzini: ABPEE, 2015. Disponível em: . Acesso em: 03 out de 2018.  CAIADO, Kátia Regina Moreno. Trajetórias escolares de alunos com deficiência. São Carlos, SP: EdUFSCar, 2013. 242 p. ISBN 9788576003298 (broch.). Classificação: 376 T768 Ac.156863.  VICTOR, Sonia Lopes; DRAGO, Rogério; CHICON, José Francisco (Org.). A Educação inclusiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos: avanços e desafios. Vitória, ES: EDUFES, 2010. 366 p. ISBN 9788577720613 (broch.).Classificação: 376 E24 Ac.130887.

Bibliografia Complementar
BARROCO, Sonia Mari Shima; LEONARDO, Nilza Sanches Tessaro; SILVA, Tânia dos Santos Alvarez da (Org.). Educação especial e teoria histórico-cultural : em defesa da humanização do homem. Maringá, PR: EDUEM, 2012. 258 p. ISBN 9788576285052 (broch.). Classificação: 376 E24 Ac.157592.  Cadernos Cedes. A educação e a inclusão social de sujeitos com deficiência visual . Campinas, vol. 28, n. 75, maio/ago. 2008. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Cadernos Cedes. Educação, Surdez e Inclusão Social. Campinas, vol. 26, n. 69, maio/ago. 2008. Disponível emhttp://www.cedes.unicamp.br.  DRAGO, Rogério (Org.). Síndromes : conhecer, planejar e incluir. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2013. 190 p. ISBN 9788578541965 (broch.).Classificação: 376.43 S616 2.ed. Ac.147410.  OLIVEIRA, Ivone Martins de (Org.). Autismo e inclusão escolar : percursos, desafios, possibilidades. Curitiba, PR: CRV, 2015. 169 p. ISBN 9788544406632 (broch.).Classificação: 376.43 A939 Ac.157704.  VICTOR, Sonia Lopes; DRAGO, Rogério; CHICON, José Francisco (Org.). Educação especial e educação inclusiva : conhecimentos, experiências e formação. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2011. 272 p. ISBN 9788586305931 (broch.).Classificação: 376.4 E24 Ac.139333.
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