Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL ( EPS13364 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
Conhecer e analisar - desde o século XVI até os tempos atuais - a história da educação no Brasil, a partir de narrativas historiográficas produzidas em diferentes contextos da vida social, econômica, política e cultural brasileira.

Ementa
História da educação como campo epistemológico; contextos de produção da história e da historiografia da educação no Brasil; configurações históricas de teorias e práticas educacionais produzidas no Brasil, do século XVI até os dias atuais.

Bibliografia
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna, 2006. BICUDO, Maria Aparecida V., SILVA JR, Celestino A. Formação do educador : dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: UNESP, 1996, p. 145-155. BORGES, Vavy P. O que é história. São Paulo: Brasiliense, 1982.

Bibliografia Complementar
CAMBI, Franco. Historia da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999. GADOTTI, Moacir. Historia das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1993. HUBERMANN, Leo. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1989. LOPES, Eliane M. T.; GALVÃO, A. M. O. História da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. MANACORDA, Mario A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1992. WACHOWICZ, Lílian Anna. Pedagogia mediadora. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
Carregando...