AMÂNCIO, Iris M. da C.; GOMES, Nilma L.; JORGE, Miriam L. dos S. Literaturas africanas e afro-brasileiras na prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Campinas, SP: Papirus, 2007.
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. Ed. revista e atualizada. São Paulo: Parábola, 2016.
DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de. JOVER-FALEIROS, Rita. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.
ELIAS, Vanda Maria (Org.). Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo, SP: Contexto, 2011.
FÁVERO, Leonor Lopes; AQUINO, Zilda G. O.; ANDRADE, Maria Lúcia C. V. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
FERRO, Jeferson; BERGMANN, Juliana Cristina Faggion. Produção e avaliação de materiais didáticos em língua materna e estrangeira. Curitiba: IBPEX, 2008.
KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
LEAL, Telma Ferraz; SUASSUNA, Lívia (Org.). Ensino de língua portuguesa na educação básica: reflexões sobre o currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RODRIGUES, Maria José Campos. Linguagem IV: o ensino da língua portuguesa. Vitória, ES: UFES, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2008.