Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ALFABETIZAÇÃO I ( LCE13370 )
Unidade:
Departamento de Linguagens, Cultura e Educação
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
- Compreender os aspectos históricos e conceituais da alfabetização e do letramento e suas relações com as práticas de ensino na fase inicial da aprendizagem da leitura e da escrita; - Compreender as concepções de linguagem e suas relações com os conceitos de alfabetização e de letramento; - Refletir sobre as explicações teóricas sobre o desenvolvimento da escrita nas crianças; - Conhecer as principais características do sistema alfabético/ortográfico de escrita da língua portuguesa; - Identificar, analisar e compreender os motivos dos erros de ortografia na escrita dos aprendizes da leitura e da escrita; - Discutir possibilidades de intervenção na escrita dos aprendizes da leitura e da escrita.

Ementa
          Aspectos históricos e conceituais da Alfabetização.Concepções de linguagem e suas relações com os conceitos de alfabetização e de letramento. O processo de aprendizagem da leitura e da escrita e as contribuições de estudos e pesquisas de base construtivista e histórico-cultural. Organização do espaço educativo na alfabetização. Conhecimentos sobre o sistema de escrita da língua portuguesa na alfabetização. Hipóteses das crianças sobre os erros na escrita. Possibilidades de intervenção na escrita infantil.

Bibliografia
  CAGLIARI, Gladis Massini; CAGLIARI, Luis Carlos. Diante das letras : A escrita na alfabetização. São Paulo: Mercado das Letras.    GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Alfabetização : a criança e a linguagem escrita. Campinas: São Paulo. Autores Associados, 2003.   TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação : uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 3 ed. São Paulo. Cortez, 1997.

Bibliografia Complementar
  Ferreiro, Emília, TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita . Porto Alegre. Artmed, 1999.   CAGLIARI, Luís C. Alfabetizando sem o bá-bé-bi-bó-bu . São Paulo: Scipine, 1998. p. 119-132.   CAGLIARI, Luís C. Alfabetização & lingüística . São Paulo: Scipione, 1989.   LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador . 3. ed. São Paulo: Ática, 1989.   VIGOTSKY, Lev S.; LURIA, Alexander. R; LEONTIEV, Aleksei Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2014.
Carregando...