Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
INTRODUÇÃO À PESQUISA EDUCACIONAL ( EPS13362 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
 - Refletir e construir conhecimento a partir de sua própria ação educativa. - Despertar nos alunos interesse pela pesquisa científica como eixo condutor da formação do educador.

Ementa
Conhecimento: evolução e natureza. Epistemologia e Ideologia. Função social da Pesquisa. Projeto de pesquisa. Abordagens teórico-metodológicas. Normas técnicas da ABNT. Plágio. Fases do Processo de Pesquisa. Métodos e análise quantitativa e qualitativa. Relatório de pesquisa.

Bibliografia
DEMO, P. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo, Atlas, 1985. ESTEBAN, M. T. ZACCURE. (orgs.) Professora – pesquisadora, uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. LAVILLE, C. DIONNE, J. A construção do saber. Porto Alegre. ARTMED, 1999. MOREIRA, H. CALEFFE, L.G. Metodologia de pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

Bibliografia Complementar
ALVES-MAZZOTTI, A. J. GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais. São Paulo: Pioneira, 1998. ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 1995. BARBIER, R. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília: Liber Livro, 2004. DEMO, P. Educar pela pesquisa. São Paulo: Editora Autores Associados, 1996. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, Atlas, 1989. TRIVINOS, A. N. S. Introdução a pesquisa em ciências sociais. São Paulo, Atlas 1990. COSTA, S. F. Estatística aplicada à pesquisa em educação. Brasília: Editora Plano, 2004.
Carregando...