Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO ( EPS13361 )
Unidade:
Departamento de Educação, Política e Sociedade
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
1
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
75
Número de Créditos:
5

Objetivos
Proporcionar aos estudantes diálogos sobre o que significa abordar os temas e problemas educacionais do ponto de vista filosófico, possibilitando-lhes a construção de instrumentos conceituais provenientes de diversas matrizes teórico-filosóficas para ler, interpretar e atuar na realidade educacional.

Ementa
O que é Filosofia. A Filosofia da Educação. A abordagem filosófica de problemas educacionais. A Filosofia da Educação Tradicional. A Filosofia da Educação Humanista. A Filosofia da Educação Tecnicista e Neotecnicista. A Filosofia da Educação Crítica. A Filosofia da Educação Pós-Crítica. Filosofia da Educação e o Brasil.  

Bibliografia
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2002; CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 5. ed. São Paulo: Ática, 1995;  CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. 6ª Ed. São Paulo: Cortez, 2002;  MENDES, Durmeval Trigueiro et al. Filosofia da educação brasileira. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1999;  SEVERINO, Antonio Joaquim. Educação, ideologia e contra-ideologia. São Paulo: E.P.U, 1986;    

Bibliografia Complementar
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 10. ed. -. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981;  LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994;  ROUSSEAU, Jean Jaques. Emílio, ou da educação. Trad. de Roberto Leal Ferreira. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004, MARTINS, Marcos Francisco;  PEREIRA, Ascísio dos Reis (Orgs.). Filosofia e educação: ensaios sobre autores clássicos. São Carlos: EdUFSCar, 2014;  SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 42. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
Carregando...