Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
OPINIÃO PÚBLICA, MIDIA E DEMOCRACIA ( CSO04722 )
Unidade:
Departamento de Ciências Sociais
Tipo:
Optativa
Período Ideal no Curso:
Sem período ideal
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
Identificar as etapas fundamentais de formação e desenvolvimento da ideia de opinião pública e seus usos políticos na modernidade ocidental; Relacionar o campo das mídias com as características econômicas, sociais e políticas nas sociedades contemporâneas; Compreender a lógica de articulação entre as mídias e as disputas de poder numa sociedade democrática;

Ementa
Teorias da opinião pública. Informação, cidadão e ‘mídia’. Governabilidade, políticas públicas e (des) informação política.

Bibliografia
CHARAUDEAU, P. O discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007; FIGUEIREDO, R. (Org.). Marketing político e persuasão eleitoral. Rio de Janeiro: Fundação Konrad-Adenauer, 2000; LIPPMANN, W. Opinião pública. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008;  

Bibliografia Complementar
CERVI, E. U. Opinião pública e comportamento político. Curitiba: IBPEX, 2010; CHAMPAGNE, P. Formar a opinião: O novo jogo político. Petrópolis: Vozes, 1998; COHN, G. Sociologia da comunicação: teoria e ideologia. São Paulo: Pioneira, 1973; GOMES, W. Transformação da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Paulus, 2004; THOMPSON, J. B. O escândalo político: poder e visibilidade na era da mídia. Petrópolis: Ed. Vozes, 2002;
Carregando...