Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
Popularização da Ciência ( BIO14912 )
Unidade:
Departamento de Ciências Biológicas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
2

Objetivos
Geral: Qualificar o futuro profissional de ciências biológicas para atuar na área de divulgação e popularização científica, contribuindo para o processo de construção da cidadania.  Específicos: Conhecer a trajetória da divulgação científica no Brasil, seus objetivos e visões; Proporcionar ao aluno conhecimento a respeito das principais fontes, programas e atividades de divulgação científica; Analisar diferentes formas de divulgação científica e seus impactos para a sociedade; Identificar espaços formais e não formais de ensino de Biologia com potencial para a popularização das ciências; Atuar em projetos extensionistas de popularização da ciência.

Ementa
Componente curricular de caráter misto que integra os conteúdos da concepção de ciência às práticas extensionistas da ciência e tecnologia no Brasil. Conhecimentos tradicionais indígenas, afrodescendentes e populares e aspectos culturais relacionados a conceitos biológicos em saúde e ecologia; senso comum e a linguagem científica. Conceitos de disseminação, divulgação e difusão científica. Ações e iniciativas em popularização da ciência e tecnologia e de divulgação científica; contribuições da análise do discurso para Divulgação Científica. Parâmetros para análise de textos de divulgação científica; importância da divulgação científica: intenções, funções e vertentes. Uso da divulgação científica no ensino de Biologia. Fontes, programas e atividades de divulgação científica. Papel da popularização das ciências em espaços formais e não formais de ensino de biologia; Interação entre o ensino de biologia formal e não formal. A sociedade e a necessidade de uma cultura científica.

Bibliografia
MCDONALD, C.; FERRARO; SMITH, M.P.; PIRES, M.G.S. Connecting Museums: Práticas educativas em Ciências e Matemática na Educação Básica. Porto Alegre: Editora EdiPUC-RS, 2021.  MENDONÇA, A.S.; DIAS, G.C. O Centro de Ciências: Uma Ferramenta para Aprendizagem Científica Informal na Prática Docente. São Paulo: Blucher, 2016.  PRETTO; N.L. Escritos sobre educação, comunicação e cultura. Campinas: Papirus Editora, 2008.

Bibliografia Complementar
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Do laboratório à sociedade. 2. ed. rev. São Paulo: FAPESP, 2007.  MARCANTONIO, A.T.; LEHFELD, N.A.S.; SANTOS, M.M. Elaboração e divulgação do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1993. MASSARANI, L.; MOREIRA, I.C.; BRITO, F. (Org.). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002.  OLIVEIRA, F. Jornalismo Científico - 3ª edição. São Paulo: Contexto, 2014.  SOARES, T.C.; CÉSAR, E.T.; REINEHR, E.E. (Org.). Ciência em dia: jornadas de divulgação científica. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2016. 
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