Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Estágio Supervisionado em Práticas Educativas Diversificadas (ESPED) ( TEP14940 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
5

Objetivos
●         Compreender o processo de desenvolvimento profissional de professores; ●         Identificar e compreender princípios e práticas educativos em espaços não formais; ●         Identificar, compreender e implementar princípios e práticas de divulgação científica; ●         Identificar e vivenciar práticas educativas em espaços e modalidades de atuação do professor biólogo.

Ementa
Desenvolvimento profissional de professores. Educação em espaços não formais. Divulgação científica. Espaços e modalidades de atuação do professor biólogo.

Bibliografia
BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação básica . MEC: 2013. DALBEN, A.; DINIZ, J.; LEAL, L.; SANTOS, L. (Orgs). Coleção didática e prática de ensino: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. (pp.89400). Belo Horizonte: Autêntica, 2010. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 14 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Bibliografia Complementar
BASTOS, F.; NARDI, R. Formação de Professores e práticas pedagógicas no ensino de  Ciências . São Paulo: Escrituras, 2008. BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de  Ciências . Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19,n. CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P.; Ensinar a ensinar: Didática para a escola fundamental e Média. São Paulo: Thomson Learning, 2001. CARVALHO, A.M.P.; SASSERON. L.H. Alfabetização científica: Uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de  Ciências , 2011, v. 16(1), p. 59-77. CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação. 2003. Jan- Abr, p. 89-100 LABURU, C. E.; ARRUDA, S. M.; NARDI, R. Pluralismo metodológico no ensino de  Ciências .  Ciência  & Educação. Bauru, v. 9, no 2, p. 247-260, 2003. MARANDINO, M. (ORG).  Educação em museus: a mediação em foco  . São Paulo: Geenf/Feusp, 2008. (disponível online). MUNFORD, D; SOUTO, K. C. N.; COUTINHO, F. A. A etnografia na sala de aula e estudos em educação em  Ciências : contribuições e desafios para investigações sobre ensino e aprendizagem na educação básica. Investigações em Ensino de  Ciências , v. 19, n. 2, p. 263-288, 2014.
Carregando...