Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Projeto Integrador II ( BIO14887 )
Unidade:
Departamento de Ciências Biológicas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
2
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
3

Objetivos
Ao final da disciplina espera-se que o licenciando possa articular os conhecimentos, os saberes e a experiência em projeto de ensino que gere uma comunicação oral a ser apresentada na forma de Extensão para as comunidades interna e externa.

Ementa
Articulação entre os conhecimentos, os saberes e a experiência por meio da pesquisa, dos educandos em diversos espaços educativos. Elaboração e desenvolvimento de projetos de ensino. Participação e apresentação dos projetos na forma de Extensão do curso (45h). 

Bibliografia
CARVALHO, A.M.P. Ensino de Ciências por Investigação: Condições para implementação em sala de aula . São Paulo: Cengage Learning, 2013. CACHAPUZ, A. et al. (Org.).   A Necessária renovação do ensino das ciências  . 2a ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011. 8 FREIRE, Paulo.  Educação e mudança.  31a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. 79 p. (Educação e comunicação ; 1). 

Bibliografia Complementar
CARVALHO, A.P.  Ensino de Ciências: Unindo a pesquisa e a prática . São Paulo: Cengage Learning, 2003. CARVALHO, A.M.P. Ensino de Ciências por Investigação: Condições para implementação em sala de aula . São Paulo: Cengage Learning, 2013.  FRANCO, M. A. S.  Pedagogia e prática docente . 1 a ed. São Paulo: Cortez, 2012. 239 p. (Coleção docência em formação : saberes pedagógicos)  PEIXOTO, A. J. (Org.).  Formação, profissionalização e prática docente . Campinas, SP: Alínea; Goiânia: PUC Goiás, 2009. 133 p. 6 STRECK, D. R. (Org.).  Educação básica e o básico na educação . Porto Alegre, RS: Sulina: Unisinos, 1996. 223 p. (Série limiar).
Carregando...