Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Projeto Integrador V ( BIO14905 )
Unidade:
Departamento de Ciências Biológicas
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
105
Número de Créditos:
3

Objetivos
Ao final da disciplina espera-se que os licenciandos possam articular os conhecimentos, os saberes e a experiência em projeto de ensino que gere a organização e o desenvolvimento de uma mostra/feira de Ciências e Biologia ser apresentada na forma de Extensão para  estudantes de educação básica e a comunidade.

Ementa
Articulação entre os conhecimentos, os saberes e a experiência por meio da pesquisa, dos educandos em diversos espaços educativos. Elaboração e desenvolvimento de projetos de ensino. Participação e apresentação dos projetos na forma de Extensão do curso (45h). 

Bibliografia
CACHAPUZ, António et al. (Org.).   A Necessária renovação do ensino das ciências  . 2a ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011. 8 CHASSOT, A. I.  A ciência através dos tempos . 2a ed. reform. São Paulo, SP: Moderna, 2004. 280 p. (Polêmica). FREIRE, Paulo.  Educação e mudança.  31a ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. 79 p. (Educação e comunicação ; 1). 

Bibliografia Complementar
CARVALHO, A.P. Ensino de Ciências: Unindo a pesquisa e a prática . São Paulo: Cengage Learning, 2003. KRASILCHIK, Myriam.  Prática de ensino de biologia.  4a ed., rev. e ampl. São Paulo: Edusp, 2004. 199 p. MARANDINO, M.; SELLES, S.E.; FERREIRA, M.S.   Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos . São Paulo: Cortez, 2009.  FRANCO, M. A. S.  Pedagogia e prática docente . 1a ed. São Paulo: Cortez, 2012. 239 p. (Coleção docência em formação : saberes pedagógicos)  PEIXOTO, A. J. (Org.).  Formação, profissionalização e prática docente . Campinas, SP: Alínea; Goiânia: PUC Goiás, 2009. 133 p.  STRECK, D. R. (Org.).  Educação básica e o básico na educação . Porto Alegre, RS: Sulina: Unisinos, 1996. 223 p. (Série limiar).
Carregando...