Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
Práticas Investigativas no Ensino de Ciências ( TEP14894 )
Unidade:
Departamento de Teorias de Ensino e Práticas Educacionais
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
3
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
45
Número de Créditos:
3

Objetivos
●         Identificar e analisar criticamente concepções de educação e de educação científica; ●         Compreender o ensino e a aprendizagem em Ciências a partir de uma abordagem histórica e contemporânea; ●         Compreender os princípios e práticas da alfabetização científica; ●         Compreender o processo de aprendizagem a partir do reconhecimento dos princípios do Ensino por Investigação; ●         Familiarizar-se com práticas investigativas para o ensino de Ciências; ●         Saber planejar e utilizar estratégias e recursos didáticos em uma perspectiva investigativa.

Ementa
Evolução histórica do ensino de Ciências. Alfabetização científica e tecnológica. Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos. Modelagem. Ensino por investigação. Planejamento de estratégias didáticas e uso de recursos educativos em uma perspectiva investigativa: livros didáticos, paradidáticos, jogos, modelos, experimentos, Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Ciências.

Bibliografia
CARVALHO, A.M.P. Ensino de Ciências por Investigação: Condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a Educação . 4ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 436p. 2006. POZO, J. I.; CRESPO, M. A. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico . Porto Alegre: Artmed, 2009.  

Bibliografia Complementar
CACHAPUZ, António et al. (Org.).   A Necessária renovação do ensino das ciências. 2ª ed. São Paulo, SP: Cortez, 2011. CARVALHO, A.P. Ensino de Ciências : Unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2003. CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P.; Ensinar a ensinar : Didática para a escola fundamental e Média. São Paulo: Thomson Learning, 2001.  DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M.   Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011. LABURU, C. E.; ARRUDA, S. M.; NARDI, R. Pluralismo metodológico no ensino de Ciências . Ciência & Educação. Bauru, v. 9, no 2, p. 247-260, 2003
Carregando...