Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
MATEMÁTICA III ( SEA14983 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVOS: •          Abordar as principais tendências em Educação Matemática e possibilidades para práticas escolares em matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental; •          Apresentar a Resolução de Problemas, enquanto recurso útil para professores e estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental; •          Problematizar a História da Matemática, enquanto desencadeadora de atividades para a matemática escolar; •          Articular atividades que envolvam a Modelagem Matemática e a matemática escolar; •          Apresentar softwares e suas potencialidades para o desenvolvimento de atividades que estimulem o pensamento matemático; •          Discutir as potencialidades pedagógicas dos jogos para os anos iniciais do Ensino Fundamental; •          Explorar a Etnomatemática enquanto tendência de valor para a matemática escolar; •          Discutir elementos de reflexão, relativos aos significados específicos da matemática escolar e seus desdobramentos para a prática docente. •          Coletar, organizar, ler e interpretar dados por meio de listas, tabelas, diagramas e gráficos. 

Ementa
EMENTA: Contributos teóricos e metodológicos advindos das tendências em Educação matemática: subsídios para a prática docente. Noções de probabilidade e estatística. O uso de gráficos e tabelas.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CARAÇA, B. de J. Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa, 1951; LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática. São Paulo: Autores Associados, 2006;  SILVA, C. M. S. Explorando as operações aritméticas com recursos da História da Matemática. Brasília: Editora Plano, 2003. D'ÁMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria a prática. 8 ed. São Paulo: Papirus, 1996;

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BRASIL.        Secretaria     de       Educação     Fundamental.          PCN-Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 2000; CARAÇA, B. de J. Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa, 1951; CARRAHER, T. N. Na vida dez na escola zero. São Paulo: Cortez, 1995; D'ÁMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria a prática. 8 ed. São Paulo: Papirus, 1996; ROSA NETO, E. Didática da matemática. 7ª ed. São Paulo: Ática. 1995. Série Educação; SANTOS, V. P. dos (Orgs.).  Avaliação de aprendizagem e raciocínio em matemática: métodos avaliativos. Projeto Fundão. UFRJ.
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