Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS ANOS INICIAIS ( SEA14987 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Estágio Curricular
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
135
Número de Créditos:
9

Objetivos
OBJETIVOS: •          Vivenciar o cotidiano das escolas de ensino fundamental; •          Refletir criticamente sobre a realidade das práticas educativas do ensino fundamental; ·         Identificar situações-problemas no campo de estágio relacionadas aos processos que ali são desenvolvidos; •          Propor parceria com os profissionais da escola/campo para auxilio nos processos que aí se desenvolvem; •          Trocar experiências vivenciadas no ensino superior com as escolas de ensino fundamental selecionadas para campo de estágio; •          Elaborar proposta de intervenção para as situações educativas sugeridas pelos professores das escolas campo; •          Intervir no cotidiano/realidade, com base na proposta elaborada e sustentada em práticas pedagógicas relacionadas dialeticamente com a(s) teoria(s) estudada (s); •          Participar de atividades variadas de regência relacionadas aos processos educativos/pedagógicos da instituição.

Ementa
EMENTA:Condições concretas do trabalho docente: análise e efeitos nas escolas de ensino fundamental; Diagnóstico, planejamento e intervenção pedagógica na instituição campo; Parceria entre universidade e escolas campo: desenvolvimento de formação continuada dos profissionais.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENCE, A. Qualidade na Educação da Primeira Infância – Perspectivas Pós-Modernas. Porto Alegre: Artemed. 2003; DUARTE, N. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. Campinas: Autores Associados, 2001; LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artes Medicas, 2002;

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ASSUNÇÃO, M. S. de. Magistério primário e cotidiano escolar. Campinas: Autores Associados, 1996; DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004; PENIN, S. T. de S. A aula: espaço de conhecimento, lugar de cultura. Campinas: Papirus, 1994; ROJO, R. (org.) A prática de linguagem em sala de aula - praticando os PCNs. São Paulo: Mercado de Letras, 2001. WEISZ, T.; SANCHEZ, A. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000;
Carregando...