Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ( SEA14980 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVO GERAL: ·         Explorar as relações entre educação, sociedade civil e estado a partir do estudo das concepções dos movimentos sociais e da Educação de Jovens e Adultos e suas contribuições para a atual configuração da Educação de Jovens e Adultos no Brasil; ·         Estudar as concepções teórico-metodológicas da Educação Popular e EJA no Brasil e seu legado para este campo de conhecimento; ·         Analisar as relações movimentos sociais Estado e a configuração atual da modalidade EJA e seus movimentos de  construção  como  política  pública; ·         Conhecer as práticas de alguns movimentos sociais e suas demandas de EJA; ·         Explorar as diversidades dos sujeitos da EJA e suas especificidades socioculturais em nível local e global.

Ementa
EMENTA: Estado, educação e movimentos sociais; o papel dos movimentos sociais na configuração do campo da EJA: trajetória  e  memória; tensões e  desafios  na  formulação, implementação  e  consolidação das  políticas  de  EJA nos planos  global  e  local; direitos humanos e  movimentos sociais no  Brasil;  os  sentidos da EJA como direito e como educação e aprendizagem ao longo da vida: aspectos legais e  dilemas.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: FÁVERO, O. Cultura popular e educação popular: memória dos anos 60. Rio de Janeiro: Graal, 1983; GADOTTI, M.; TORRES, C. A. Estado e educação popular na América Latina. Campinas: Papirus, 1992. 122p. (Educação internacional); GOHN, M. da G. M. Teorias dos movimentos  sociais:  paradigmas  clássicos  e  contemporâneos. 9. ed. São Paulo: Loyola, 2011. 391 p.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BEISEGEL, C. de R. Estado & educação popular: um estudo sobre a educação de adultos.  Brasília: Liber Livro Ed., 2004; BEISIEGEL, C. de R. Considerações sobre a política da União para a educação de jovens e adultos analfabetos. Revista Brasileira de Educação, (4): 26-34, jan./abr. 1997; FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. 158 p; ______ . Educação de adultos e educação popular na América Latina. In: Educação popular – Utopia Latino-americana. São Paulo: Cortez/ Edusp, 1994; GOHN, M. da G. M. História dos movimentos e lutas sociais: a construção da cidadania dos brasileiros. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2003. 213 p.
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