Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
EDUCAÇÃO DIVERSIDADE E CIDADANIA ( SEA14978 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVOS: •          Retomar os fundamentos que abordam a constituição histórica do conhecimento e o paradigma da ciência moderna; •          Explorar e problematizar os conceitos de Cultura, Educação e Cidadania, bem como os conceitos de diversidade cultural, multiculturalismo, diferença cultural e interculturalidade; •          Identificar as condições históricas de surgimento do Multiculturalismo como um fenômeno histórico, filosófico e sociológico; •          Analisar as tensões entre a educação formal ofertada pelo Estado e a educação demandada pela sociedade atual; •          Discutir os desafios da formação cidadã na perspectiva da diversidade dos diferentes grupos étnico-sociais.

Ementa
EMENTA:Estuda as complexas relações entre a educação demandada do Estado pelos diversos segmentos sociais considerados em sua diversidade cultural. Os sentidos da escolarização e os desafios da formação cidadã na perspectiva da diversidade. Explora currículos e metodologias produzidas com e pelos sujeitos das práticas pedagógicas em diferentes contextos.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BUFFA, E.; ARROYO, M.; NOSELLA, P. (Orgs.). Educação e cidadania: quem educa o cidadão? São Paulo: Cortez, 2010; HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006; SANTOS, B. de S. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: Da MATTA, R. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1984; FLEURI, R. M. (org). Educação intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003; MARTINS, J. de S. A sociabilidade do homem simples: cotidiano e a história da modernidade anômala. São Paulo: Hucitec, 2000; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Educação como exercício de diversidade. Brasília: UNESCO, MEC, ANPED, 2005. (Coleção Educação para Todos); SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1995.
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