Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
MATEMÁTICA II ( SEA14977 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
7
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVOS: •          Reconhecer a importância da matemática na formação do educando; •          Identificar dificuldades relativas ao ensino-aprendizagem da matemática e elaborar atividades para o trabalho docente; •          Selecionar processos, material didático e técnicas condizentes com o ensino de matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental; •          Significar conceitos no âmbito da cultura da matemática escolar; •          Relacionar e contextualizar o ensino de matemática com os outros ramos do saber; •          Construir o conceito de números fracionários e de frações equivalentes; ·         Compreender o sentido das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de números fracionários; •          Construir o conceito de números decimais com vírgula e das quatro operações; Comparar características do sistema monetário nacional com o sistema de numeração decimal; •          Compreender a evolução do sistema de medidas de comprimento e a necessidade de sua padronização; •          Conhecer as unidades usuais de medidas de comprimento, capacidade, massa e a relação entre suas grandezas e com o sistema de numeração decimal; •          Identificar e relacionar entre si as unidades de tempo; ·         Localizar e entender a movimentação de corpos no espaço com base em pontos de referência e indicações de direção; •          Construir conceitos geométricos básicos, classificando e identificando características e propriedades dos principais sólidos geométricos e das figuras geométricas planas; ·         Coletar, organizar, ler e interpretar dados por meio de listas, tabelas, diagramas e gráficos. •          Conhecer metodologias e utilizar material didático para o trabalho com números racionais e com geometria.

Ementa
EMENTA: O ensino e a aprendizagem de números racionais: conceitos, operações e resolução de problemas. O sistema monetário nacional. Padrões de comparação e unidades de medida. A localização de corpos no espaço e sua representação. Ensino e aprendizagem de conceitos básicos da geometria plana e espacial. Construção e exploração de diferentes recursos de ensino da geometria. 

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:  LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática.São Paulo: Autores Associados, 2006; SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (orgs.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001; TOLEDO, M.; TOLEDO, M. Didática da Matemática: como dois e dois - a construção da Matemática. São Paulo: FTD, 1997.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: CARRAHER, T. N. (Org). Aprender pensando. 14 ed. Petropólis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000; CARRAHER, T. N. (Org). Na vida dez, na escola zero. 8 ed. São Paulo: Cortez, 1994; CENTURIÓN, M. Números e operações. São Paulo: Scipione, 1995; IMENES, L. M. Geometria das dobraduras. São Paulo: Scipione, 1994; LORENZATO, S. Para aprender matemática. São Paulo: Autores Associados, 2006.
Carregando...