Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
HISTÓRIA III ( SEA14976 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
8
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
30
Número de Créditos:
3

Objetivos
OBJETIVOS: ·         Apresentar inicialmente a disciplina, seu conteúdo, foco, formas de avaliação e importância e conhecer as expectativas do aluno; ·         Refletir sobre a Didática da História; ·         Ler e discutir com os tutores o texto introdutório da disciplina, buscando compreender suas concepções; ·         Compreender as questões atuais do ensino de História; ·         Ler e discutir com os tutores o texto introdutório da disciplina, buscando compreender suas concepções; ·         Refletir sobre a História e a Memória como Direitos Humanos e sua relação com o ensino.

Ementa
EMENTA: O ensino da história: aspectos teóricos e metodológicos.  O livro didático. Propostas curriculares e a prática escolar. A questão da interpretação e a utilização de documentos escritos, orais, visuais, iconográficos.  Noção de processo histórico: permanência/mudança; diferenças/semelhanças; acontecimento/conjuntura; passado/presente. Construção de explicações históricas. História e cidadania. A História e a criança (aspectos cognitivos e afetivos).

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BARROSO, V. L. M. (Org.) Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre: EST, 2010; BITTENCOURT, C. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica, 2008; BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.  Parâmetros Curriculares  Nacionais:  história e 4 geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BITTENCOURT, C. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997; CAIMI, F. E.; MACHADO, I. A. P., DIEHL, A. A. (Org.). O Livro didático e o Currículo de história em transição. Passo Fundo: Ediuf, 1999; FERRO, M. A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação. São Paulo: IBRASA, 1983; FONSECA, T. N. de L. História & ensino de história. Belo Horizonte: Autêntica, 2003; FREITAS, I.; OLIVEIRA, M. M. D de. Ensinar história nos anos iniciais do ensino fundamental. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Acervos complementares: as áreas do conhecimento nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB 2009. pp. 30-35. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task =doc>.
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