Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
HISTÓRIA II ( SEA14971 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVO GERAL: ·         A História Local e a História oral no ensino de História para  os anos  iniciais do Ensino  Fundamental; ·         Narrativas, Memória e Patrimônio no ensino de História; ·         Relação com outras áreas do conhecimento: planejamento e práticas do ensino de História.

Ementa
EMENTA: O ensino da história: aspectos teóricos e metodológicos. Noções e percepções das diversas temporalidades e espacialidades – presente, passado, futuro, duração, sucessão, lugar, escola, bairro, cidade etc. – e suas relações com as práticas, valores e identidades culturais. Patrimônios materiais e imateriais e os seus processos de construção sociocultural. Projetos de ensino em espaços não escolares: museus, centros culturais, edificações históricas, quilombos, aldeias indígenas, assentamentos rurais etc.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BARROSO, V. L. M. (Org.) Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre: EST, 2010; BITTENCOURT, C. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica, 2008; GONÇALVES, M. de A. (org.). Qual o valor da História hoje? Rio: FGV, 2012;  LEITE, J. L. História 1 (Ensino de História: escritas, leituras e narrativas). Vitória (ES): NEAD/UFES, 2006. v. 1.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BITTENCOURT, C. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997; CAIMI, F. E.; MACHADO, I. A. P., DIEHL, A. A. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997; CAIMI, F. E. Aprendendo a ser professor de História. Passo Fundo (RS): Ed.UPF, 2008; OLIVEIRA, M. M. D. (org.). Explorando o ensino: História (v. 21). Brasília: MEC, 2010. Disponível em portal.mec.gov.br/index.php?option =com _docman&task.; RICCI, C. S. Pesquisa como ensino: textos de apoio e propostas de trabalho. Belo Horizonte: Autentica 2007.
Carregando...