Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
MATEMÁTICA I ( SEA14970 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVOS: •          Reconhecer a importância da matemática na formação do educando; •          Identificar dificuldades relativas ao ensino-aprendizagem da matemática e elaborar atividades para o trabalho docente; •          Selecionar processos, material didático e técnicas condizentes com  o  ensino  de  matemática  das  séries  iniciais  do  Ensino  Fundamental; •          Significar conceitos no âmbito da cultura da matemática escolar; •          Relacionar e contextualizar o ensino de matemática com os outros ramos do saber; •          Construir conhecimentos sobre os conceitos de: ordem, inclusão hierárquica, conservação de quantidade, seriação e classificação; •          Conhecer a história dos números e as possibilidades da sua utilização no ensino- aprendizagem de matemática; •          Compreender o sistema de numeração decimal, suas dificuldades e metodologias de trabalho; •          Compreender os fundamentos matemáticos envolvidos nas operações com números naturais. •          Discutir as dificuldades encontradas pelos alunos na utilização dos algoritmos das operações; •          Reconhecer a importância da resolução de problemas no ensino-aprendizagem de Matemática; •          Conhecer metodologias a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem de matemática, utilizando jogos, material concreto, recurso à história da matemática e tecnologias educacionais.

Ementa
EMENTA: A dinâmica histórica dos sistemas de numeração. Propriedades do sistema de numeração decimal. As quatro operações aritméticas fundamentais: conceituações, algoritmos e resolução de problemas. Uso e produção de recursos para potencializar as habilidades matemáticas relativas à números e operações. Investigações práticas sobre o processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CARRAHER, T. N. (Org). Aprender Pensando. 14ª ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2000; LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática. São Paulo: Autores Associados, 2006; TOLEDO, M. e TOLEDO, M. Didática da Matemática: como dois e dois - a construção da Matemática. São Paulo: FTD, 1997.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: Ática, 1989; GOLBERT, C. S. Jogos matemáticos. Porto Alegre: Mediação, 1997; LORENZATO, S. Para aprender matemática. São Paulo: Autores Associados, 2006; PARRA, C.; SAIZ, I. (org). Didática da matemática: reflexões psico- pedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996; SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (orgs.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
Carregando...