Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL ( SEA14986 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
6
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
135
Número de Créditos:
9

Objetivos
OBJETIVO GERAL: ·         Relacionar os conhecimentos apropriados/produzidos no transcorrer do Curso de Pedagogia com as ações cotidianas da escola, focalizando as práticas de gestão educacional.

Ementa
EMENTA: Análise das condições concretas do trabalho de gestão educacional e seus efeitos em espaços de educação formal. Diagnóstico, planejamento e intervenção na gestão educacional nas instituições campo de estágio.  Produção de ações compartilhadas entre universidade  e  as  escolas  campo, potencializando os processos de formação inicial e continuada de gestores educacionais.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CUNHA, C.; SILVA, M. A. (Orgs.). Pensamento pedagógico e políticas de educação. Brasília: FAE-UNB/ Liber Livro, 2013; LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5.ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2004; VIEIRA, S. L. Educação Básica: política e gestão da escola. Brasil: Líber Livro, 2009. 

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BRASIL, Lei 9.394, de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;    ______ . Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 04 de 13 de julho de 2010. Define diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica; _______ . Lei 13.005, de 25 junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências; CURY, Carlos Roberto Jamil. Legislação educacional brasileira. Rio de Janeiro: DP&A, 2000; FORTUNA, Maria Lúcia A. Gestão escolar e subjetividade. São Paulo: Xamã; Niterói: Intertexto, 2000; LIMA, Licínio. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. São Paulo: Cortez, 2001; VEIGA, Ilma Passos A.(Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 6. ed. Campinas: Papirus, 1995.
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