Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTINICO-RACIAIS ( SEA14968 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVOS: •          Analisar a produção social e histórica do racismo na educação brasileira; •          Conhecer o processo histórico de educação da população negra no Brasil; •          Examinar o conceito de raça social como categoria de análise na educação; Desconstruir estereótipos e estigmas produzidos contra o negro na educação brasileira; •          Conhecer os pressupostos para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana; •          Analisar a produção do Movimento Negro acerca do antirracismo na educação; •          Compreender as proposições e as formas de ações afirmativas para a população negra na educação em suas múltiplas perspectivas.

Ementa
EMENTA:Relações étnico-raciais e políticas afirmativas no contexto brasileiro. Relações étnico-raciais, identidades e subjetividades. Escola, currículo e a questão étnico- racial na educação básica. Raízes históricas e sociológicas da discriminação contra o negro na educação brasileira. A formação de profissionais da educação para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006; MOORE, C. Racismo e Sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo. – Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007; MUNANGA, K. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis, Vozes, 2004. 

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: CARONE, I; BENTO, M. A. S. (Orgs.). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 25-58; CAVALLEIRO, E. dos S. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2005; GOMES, N. L. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.29, nº.1, jan./jun. 2003. p. 167-182.
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