Universidade Federal do Espírito Santo

Portal do Ementário

Informações Gerais
Disciplina:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ( SEA14985 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
5
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
135
Número de Créditos:
9

Objetivos
OBJETIVOS: •          Proporcionar ao/à futuro/a docente na Educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental; •          Conhecer as especificidades da Educação Infantil no contexto da Educação Básica; •          Conhecer a estrutura de organização, funcionamento e a rotina das instituições de Educação Infantil; •          Estabelecer contato direto com diferentes Instituições de Educação Infantil; •          Investigar as principais tendências e concepções metodológicas presentes nas instituições de Educação Infantil; •          Analisar proposta/currículo da instituição de Educação Infantil; •          Sistematizar informações sobre o cotidiano do trabalho pedagógico, com vistas à construção de um diagnóstico; •          Elaborar e desenvolver plano de intervenção pedagógica na unidade sede de estágio.

Ementa
EMENTA:Análise das condições concretas dos modos de atualização da atividade docente; suas implicações político-pedagógicas e seus efeitos em centros de educação infantil. Construção de projetos de intervenção pedagógica articulados com as instituições campo de estágio. Produção de ações e dispositivos pedagógicos entre a universidade e as escolas campo, potencializando problematizações recíprocas nos processos de formação inicial e continuada de alunos e professores.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: FREIRE, M. A Paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1986; OLIVEIRA, Z.R. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002; ROCHA, A.C; KRAMER, S. Educação infantil: Enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ABRAMOWICZ, A; WAJSKOP, G. Creches: atividades para crianças de zero a seis anos . São Paulo: Moderna, 1995; DAHLBERG, G. M.; PENCE, A. Qualidade na educação da primeira infância – Perspectivas Pós Modernas. Porto Alegre: Artmed. 2003; DUSSEL, I.; CARUSO, M. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003; FERREIRA, M.C.R. [et al.]. Os fazeres na educação infantil. São Paulo: Cortez; Ribeirão Preto; HORN, M. D. G. S. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre, Artmed, 2004;
Carregando...