Universidade Federal do Espírito Santo

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Informações Gerais
Disciplina:
UNDAMENTOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS ( SEA14963 )
Unidade:
Superintendência de Educação a Distância
Tipo:
Obrigatória
Período Ideal no Curso:
4
Nota Mínima para Aprovação:
5.00
Carga Horária:
60
Número de Créditos:
4

Objetivos
OBJETIVOS: •          Analisar o conjunto de estudos sobre surdos e sobre a surdez numa perspectiva da língua de sinais enquanto língua de grupo social; •          Compreender as relações históricas entre língua, linguagem, língua de sinais; •          Conhecer as teorias e as pesquisas sobre surdos e sobre a língua de sinais e seu uso nos espaços escolares; •          Inserir um vocabulário mínimo de língua de sinais para conversação; •          Proporcionar o conhecimento de aspectos específicos das línguas de modalidade visual- espacial.

Ementa
EMENTA:Fundamentos históricos da educação de surdos. Aspectos linguísticos da língua de sinais. A cultura e a identidade surda. Legislação específica. Sinais básicos para conversação.

Bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: GESSER, A. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. 1 a. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009; LACERDA, C. B. de F. Intérprete de LIBRAS: em atuação na educação infantil e no ensino fundamental. 1. ed. Porto Alegre: Editora Mediação/FAPESP,  2009;  QUADROS,  R.  M.  de;  KARNOPP, L. B. Língua de Sinais Brasileira: Estudos Linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Bibliografia Complementar
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: FERNANDES, E. (Org.). Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Mediação, 2005; LODI, A. C. B.; LACERDA, C. B. F. (org.) Uma escola duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2009; LOPES, M. C. Surdez & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007; SKLIAR, C. (org.) A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação,1998; VIEIRA-MACHADO, L. M. da C. Os surdos, os ouvintes e a escola: narrativas traduções e histórias capixabas. Vitória: Edufes, 2010.
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